Empoderar as mulheres é assegurar a autonomia para que elas tenham a liberdade de ser e fazer o que quiserem, o direito a igualdade garantido pela constituição, o repúdio a todas as formas de violência e a força para enfrentar os obstáculos cotidianos.
O "Empoderamento" é o processo pelo qual as mulheres tomam controle de sua própria vida, tomando consciência de suas habilidades e competências para produzir, criar e gerir a sua vida. A equidade de gênero é imprescindível nesse processo pois não é positiva apenas para empoderar as mulheres, é importante ser fomentada dentro das empresas e toda a sociedade.
Promover a equidade de gênero e empoderar as mulheres em diversas atividades garante o fortalecimento da economia, impulsionamento dos negócios, a melhora na qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, assim permitindo o desenvolvimento sustentável (ONU, 2021).
Quanto mais mulheres ocuparem cargos de liderança, mais benefícios para as empresas, pois a diversidade de gênero contempla o diálogo com os diversos públicos, trazendo novas perspectivas e aumentando a inovação, agregando valor ao produto e garantindo a sustentabilidade.
E quanto mais mulheres estiverem em posições de destaque e liderança, mais essas irão influenciar outras a se capacitarem e mirarem para chegar até lá.
Colunas publicadas sobre "Empoderamento das Mulheres":
Quais são os tipos de empoderamento e porque é importante "se empoderar"?
Mansplainning, Manterrupting, Gaslighting e Bropriating.
Para você, a violência contra as mulheres é somente aquela que dá socos, chutes ou mata?
Elas continuam não sendo maioria nas empresas.
Não se calem! NÃO SE CALEM jamais!
Síndrome da Impostora ou do Impostor: o sentimento de fraude que acomete pessoas bem-sucedidas.
Que "armas" podemos usar para enfrentar a violência contra a mulher?
O empreendedorismo é um processo e acontece quando uma pessoa inova em um negócio, gerando valor.
Nesse processo existem diversos bônus, um deles é que o empreendedor corre riscos financeiros, psicológicos e sociais, mas também existem os bônus onde o empreendedor recebe as recompensas do sucesso do seu negócio, sejam elas independência pessoal ou econômica, ou mesmo a satisfação de ver sua ideia dando resultado.
Colunas publicadas sobre "Empreendendorismo":
ESG (Environmental, Social, Governance), é uma sigla que se refere aos três principais fatores de sustentabilidade e impacto social de uma organização: meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.
Tornou-se uma espécie de selo para empresas e investimentos responsáveis. Mas o que realmente significa? Na prática, significa que os stakeholders (as partes interessadas na organização) estão percebendo a importância de se relacionar, seja como colaborador, como cliente ou investidor, com empresas que não sejam apenas lucrativas, mas que também estejam trabalhando para construir um mundo melhor, garantindo assim a sustentabilidade tanto da organização quanto do planeta.
Colunas publicadas sobre "ESG":
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (IBGC, 2021).
Colunas publicadas sobre "Governança Corporativa":
Governança corporativa porque a sua empresa precisa dela.
A notícia balançou o mundo corporativo: Anitta no conselho de administração do Nubank.
Primar pela equidade fomentando a diversidade e inclusão nas organizações vai muito além de aceitar diferentes gêneros, raças, tipos físicos, deficiências, religiões, orientações sexuais ou idades.
É sobre respeito. Respeito às culturas, ideias, histórias de vida. A diversidade fala sobre pessoas, suas vivências individuais que constroem cada um como ser singular, único. Seus marcadores sociais (gênero, altura, orientação sexual, religião, etc) não diminuem em NADA quem elas são e quanto podem contribuir.
Inclusão tem a ver com senso de pertencimento. Existem pessoas com características “diferentes” que trabalham em uma empresa, mas não se sentem incluídas. Não adianta somente ter diversidade, é imprescindível a preocupação de incluir todos e todas.
Colunas publicadas sobre "Diversidade":
Ei, você! Sabia que Xenofobia é crime?
Microagressões cotidianas. Por que você deve se posicionar a respeito?
Pessoas com deficiência: por que e como incluir.
Recrutamento e seleção para a diversidade e inclusão.
Porque a Síndrome da Abelha Rainha não atinge somente as mulheres.
Este site está de acordo com a LGPD para manter seus dados de forma segura. Para saber mais, por favor leia nossa Política de Privacidade.